Recuperação Pós-Treino

A recuperação pós-treino é um processo essencial para a evolução que procura no seu corpo. Se o treino com algum tipo de equipamento de ginásio é o impulsionador de toda a mudança a que o seu corpo está sujeito, então a recuperação irá ser o processo complementar que se segue depois de qualquer sessão de treino.
Existem por isso várias formas de acelerar e otimizar a sua recuperação pós-treino.

O primeiro passo para uma boa recuperação, será o aspeto nutritivo começando logo pelos primeiros momentos depois do seu treino.
De facto, caso a sua dieta não seja levada a sério, poderá vir a anular qualquer esforço tido antes em treinar bem, uma vez que as necessidades do seu corpo passam a ser elevadas no que à procura de nutrientes diz respeito. O consumo de proteínas, hidratos de carbono e até outras gorduras é essencial, sobretudo para que o seu músculo se "alimente" devidamente.
Apesar da importância da ingestão destes nutrientes, em momento algum a água deverá ser substituída em detrimento destes nutrientes. A ingestão de água é vital, para além de evitar a desidratação, previne o risco de doenças e danos causados pela ingestão em massa dos ingredientes acima indicados.

A qualidade do seu sono é também um fator determinante para a regeneração do seu corpo. Mais do que dormir muito ou pouco, durma bem!
Um sono de qualidade permite que os vários grupos musculares se regenerem e "cresçam" durante as várias horas diárias de sono, e este é o resultado que vai querer ter como recompensa por todo o esforço e tempo despendido em todas as máquinas de musculação e equipamentos de cardio no seu ginásio. 

Embora muitas vezes referido como mito, os alongamentos assumem também um papel muito importante que em algum momento deve ser ignorado.
Ao alongar estará a distender os seus tecidos e grupos musculares, exercício que irá ajudar no seu relaxamento após mais um treino intensivo, para além de permitirem o aumento da mobilidade e "elasticidade" de tecidos.

Banhos de água fria, ou de gelo, são muitas vezes utilizados entre atletas profissionais. A recuperação através do frio é muito comum dado o seu efeito anti-inflamatório que irá ajudar no relaxamento dos músculos e tecidos até então contraídos.

Após rever todas estas dicas, poderá visitar os links deixados no texto para ver os melhores equipamentos de ginásio e começar já a treinar em casa ou para montar um ginásio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Equipamentos de Fitness Usados

Circuito Hidráulico